top of page

Rotina trabalhista

Lidar com rotinas trabalhistas é uma tarefa bastante complicada para qualquer empreendedor.

São muitas normas diferentes e muitos procedimentos a serem observados. Porém, para que sua empresa não enfrente problemas legais, é preciso saber um pouco sobre as rotinas trabalhistas.

Conceitos básicos: 

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar bem claro alguns conceitos essenciais para o entendimento das rotinas trabalhistas:

  • Empregado: é, de acordo com a CLT, "toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste, mediante salário".

  • Empregador: também de acordo com a CLT, é “a empresa, individual ou coletiva, que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços".

  • Relação de emprego: para que exista uma relação de emprego, é necessário que estejam presentes cinco elementos: deve ser prestado por uma pessoa física; pessoalidade; habitualidade; subordinação; e onerosidade (deve ser assalariado).

Área Trabalhista e  Previdenciário:

  • Orientação e controle da aplicação dos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho, bem como aqueles atinentes à Previdência Social, "PIS", "FGTS" e outros aplicáveis às relações de emprego mantidas pela CONTRATANTE;

  • Manutenção dos Registros de Empregados e serviços correlatos;

  • Elaboração da Folha de Pagamento dos empregados e de Pró-Labore, bem como das guias de recolhimento dos encargos sociais e tributos afins;

  • Atendimento das demais exigências previstas na legislação, bem como de eventuais procedimentos de fiscalização.

Veja todos os serviços:

Área societária

Consultoria de RH

Analise tributária

Rotina fiscal

Assessoria contábil

Consultoria administrativa

Rotina trabalhista

bottom of page